AMMOC é representada em Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado
Florianópolis foi sede na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7) de um Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário (Seges), promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
O evento que contou com a presença de um grande público, foi realizado nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), sendo que na oportunidade, o conselheiro Edilberto Pontes Lima do TCE/CE e presidente do IRB, destacou alguns dados sobre a situação do esgotamento sanitário no Brasil, com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na programação dos dois dias, foram realizados vários painéis, bem como, ministradas palestras que abordaram temas sobre o poder concedente e a política de esgotamento sanitário catarinense; o papel das agências reguladoras na universalização do serviço; as perspectivas de atuação do controle na política de esgotamento sanitário diante do novo Marco Legal do Saneamento; as empresas prestadoras e a universalização do serviço; e soluções técnicas e financeiras para a universalização.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, conselheiro Herneus de Nadal, considerou o seminário uma oportunidade fundamental para que o tema fosse amplamente debatido pelas pessoas presentes.
O governador do Estado, Jorginho Mello também se fez presente no Seminário, acompanhado do diretor-presidente da Casan, Edson Moritz.
“Esse encontro visa melhorar a saúde pública de toda Santa Catarina”, resumiu Jorginho.
O evento reuniu os principais atores responsáveis pelo serviço público de esgotamento sanitário: gestores públicos, agências reguladoras, prestadores de serviços, órgãos de controle e sociedade civil.
A Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), se fez presente e representada pelo engenheiro e secretário-executivo da entidade, Denir Zulian, além de alguns prefeitos e servidores das cidades pertencentes a AMMOC.