Dentro do Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional para os municípios da região da AMMOC, por um período de quase um ano, lideranças dos diversos setores reuniram-se com o intuito de discutir, estudar e se qualificar para posteriormente colocar em prática o resultado desse período de aprendizagem visando sempre o desenvolvimento da região do meio oeste catarinense.
Nesta etapa, foram definidos 5 eixos considerados de suma importância para o fortalecimento regional, dentre estes, o EIXO INFRAESTRUTURA E ENERGIAS ALTERNATIVAS que busca elencar ações no sentido de potencializar parcerias público privadas para soluções regionais de infraestrutura.
Assim, considerando a missão do grande grupo de promover o desenvolvimento regional sustentável, no EIXO INFRAESTRUTURA E ENERGIAS ALTERNATIVAS definiu-se um plano de ação composto por 05 projetos estratégicos:
1) Programa piloto de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos urbanos, cujos atores envolvidos são: prefeituras, empresas privadas, entidades de classe, universidades, associações e a própria comunidade.
2) Reativação/revitalização da estrada de ferro, envolvendo os municípios da AMMOC e AMARP bem como as universidades.
3) Consórcio de Infraestrutura, tendo como atores envolvidos as prefeituras (secretarias), câmaras de vereadores e municípios da AMMOC.
4) Incentivar a ampliação do tratamento de esgoto, ação esta que deverá envolver os municípios da AMMOC, comunidade (público em geral, escolas), SIMAE e CASAN.
5) Potencializar o eixo de energias alternativas, cujos atores envolvidos são as concessionárias de energia – CELESC, municípios e empresas privadas.
Projetos estes que para o seu desenvolvimento demandam a busca de parcerias, elaboração, apresentação e validação das propostas junto às entidades envolvidas e finalmente apresentação dos resultados com base nas metas atingidas