O Programa Líder é uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae com o objetivo de estimular o desenvolvimento da região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC. Esse Programa busca mobilizar, qualificar e integrar lideranças, com foco no planejamento e execução de ações com abrangência regional.

Os trabalhos tiveram início ainda em 2017, com a composição de um grupo formado por representantes dos setores público e privado, bem como, do terceiro setor, o qual foi estimulado a elencar prioridades para construção de um plano integrado voltado ao desenvolvimento dos Municípios.

Nessa perspectiva, cinco grandes áreas de atuação foram identificadas como fundamentais para a região da AMMOC, sendo o Turismo priorizado como um desses eixos estratégicos. A definição partiu do pressuposto de que a atividade turística, quando bem organizada e planejada, é capaz de gerar benefícios relevantes nas áreas econômica, social e ambiental.

                Ancorados no diagnóstico das características regionais e usando como premissa a necessidade de fortalecer as potencialidades, assim como, mitigar as fragilidades, desenhou-se o seguinte plano para esse setor:

Opção estratégica:

“Transformar o turismo em vetor econômico regional, por meio de práticas empreendedoras e inovadoras”.

                Para atender a opção estratégica construída pelo grupo, estabelecerem-se os seguintes objetivos:

Objetivos estratégicos:

.Fortalecer mecanismos de planejamento e gestão regional integrada;

.Articular parcerias com instituições público-privadas visando promover um ambiente de inovação e empreendedorismo voltado ao Turismo;

.Atrair e manter o turista na região por maior período de permanência.

Desses objetivos, derivaram-se os projetos abaixo descritos, os quais estão sendo desenvolvidos pelos componentes do grupo do Programa Líder em parceria com entidades do setor:

Metas/Projetos:

.Formação do Colegiado de Turismo da AMMOC;

.Desenvolvimento da “Rota das bebidas artesanais”.

.Criação do Plano de Turismo Regional Integrado;

.Criação do Programa de Qualificação do Turismo;

Cabe ressaltar, que cada um dos projetos supramencionados possui ações próprias a serem realizadas, prazo de início e término estabelecidos, definição dos responsáveis por sua execução, bem como, indicadores de controle para avaliação.

 

 

 

Rafting, canoagem e trilha ecológica no Rio do peixe em Ibicaré, sugestão Prefeito GIAN  (Fotos)