AMMOC é sede de capacitação para novos gestores municipais promovida pelo Tribunal de Contas do Estado
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), realizou nesta quarta-feira (26) o evento “Diálogo com Novos Gestores”. O encontro aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt, no centro de Joaçaba, e teve como objetivo, capacitar prefeitos e vice-prefeitos eleitos para o mandato de 2025, além de secretários municipais, controladores, procuradores, presidentes de câmaras e demais gestores públicos.
A iniciativa visa fornecer orientações essenciais sobre administração pública, promovendo boas práticas de gestão, transparência e responsabilidade fiscal nos municípios catarinenses.
Para o presidente da AMMOC e prefeito de Luzerna, Juliano Schneider, a capacitação é uma oportunidade para os novos gestores aprimorarem seus conhecimentos. “Iniciar a gestão com mais segurança e eficiência é fundamental para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Herneus De Nadal, destacou a importância da aproximação do TCE/SC com os gestores municipais. “Nosso objetivo é contribuir para uma gestão pública mais qualificada e comprometida com o bem-estar da sociedade”, declarou.
Entre os vários assuntos da pauta, o papel dos prefeitos na cobrança do crédito tributário; governança aplicada às contas dos prefeitos municipais; Ouvidoria: instrumento para uma boa governança e controle social; atos de pessoal em início de mandato: o que deve ser observado; a responsabilidade da alta administração nas contratações públicas; entre outros.
O evento faz parte de uma série de capacitações que serão realizadas em outras seis cidades catarinenses até o dia 3 de abril. Durante os encontros, serão abordadas estratégias para otimizar os recursos públicos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A capacitação, promovida pelo Tribunal de Contas, conta com o apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e das associações de municípios.
Os próximos encontros acontecerão nas cidades de Lages, Joinville, Timbó, Criciúma e Florianópolis, levando informações e capacitação aos novos gestores municipais em diferentes regiões do Estado.








