Integrantes do Colegiado de Educação da AMMOC participam de reunião
Com uma vasta pauta de discussão, os membros do Colegiado de Educação da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense) estiveram reunidos na quinta-feira, dia 29 de agosto, na cidade de Joaçaba, nas dependências da associação.
Entre os assuntos em destaque, o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), creches de férias, seminário da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), e também o detalhamento do projeto de leitura Mari Piaia, que foi aportado financeiramente pela empresa Laticínios Tirol de Treze Tílias, e prevê a distribuição de 10 exemplares do livro de literatura infantil “Bia Banguela e a Fada Amarela”, da autora Mari Piaia, que foi contemplado no Projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC). O livro possui 28 páginas, com texto em versos rimados, escrito em Língua Portuguesa e com transcrição de alguns livros em Braile, em cada instituição de ensino pública e nas bibliotecas públicas de 20 municípios da região Meio Oeste de Santa Catarina.
A autora Mari Piaia pretende trabalhar a história do livro por meio de oficinas de contação de história para as crianças com idade entre 5 e 8 anos, de uma forma artística, lúdica e divertida, introduzindo os ensinamentos sobre a boa higiene bucal, os benefícios de uma alimentação saudável e a prevenção de cáries.
As Oficinas de contação de histórias serão realizadas apenas em uma escola pública de cada município, por escolha da Secretaria de Educação local. As bibliotecas públicas e as demais escolas públicas de cada um dos municípios também receberão 10 livros cada uma, como doação.
Os municípios da região Oeste de Santa Catarina, elencados para receberem o projeto são: Água Doce, Arroio Trinta, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Fraiburgo, Herval d´Oeste, Ibicaré, Iomerê, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Pinheiro Preto, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Vargem Bonita e Videira.
Desta forma estima-se que cerca de 200 escolas receberão os exemplares dos livros, nos 20 municípios elencado.
Nos municípios da região da AMMOC, o projeto tem previsão de início a partir da segunda quinzena de Outubro deste ano.