Nota de Esclarecimento
A Secretaria da Saúde de Capinzal vem fazer o seguinte esclarecimento relacionado ao resultado do exame da paciente, divulgado no último dia 5 de maio, como o primeiro caso positivo de Covid-19 de Capinzal:
O teste rápido realizado no dia 2 de maio, em um laboratório privado do Município, foi coletado 4 dias após o contato da paciente com a pessoa de outro município com teste positivo, sendo que no teste rápido, apresentou resultado positivo.
No entanto, a Nota Técnica 2/2020 e as demais orientações do Ministério da Saúde, dispõem que o Teste Rápido deve ser realizado somente após o 7° dia de sintomas.
Por outro lado, o teste RT-PCR foi coletado no 3° dia de sintomas da criança, no dia 4 de maio, em consonância com as recomendações do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina – LACEN e apresentou resultado negativo.
Ressaltamos que, assim como todo exame laboratorial, possíveis interferências e limitações do teste devem ser levadas em conta quando da sua interpretação. Seus resultados devem ser analisados junto ao período de coleta, quadro clínico-epidemiológico, exames de imagens e outros exames laboratoriais confirmatórios.
Diante disso, o exame será considerado NEGATIVO pela Secretaria de Estado da Saúde e, em consequência, pela Secretaria da Saúde de Capinzal.
Capinzal-SC, 11 de maio de 2020
Kamille Sartori Beal
Secretária da Saúde
Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Covid-19