Secretários da Agricultura da AMMOC participam de reunião sobre “Influenza Aviária H5N1”
Com a presença de praticamente todos os secretários da Agricultura que integram as cidades da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), aconteceu na tarde desta quinta-feira, 01 de Junho, nas dependências do salão nobre da associação em Joaçaba, uma importante reunião, cujo assunto principal da pauta foi a “Influenza Aviária H5N1”, que são Cepas do vírus da gripe que atacam principalmente aves, mas que também podem infectar os seres humanos.
Esse tipo de gripe costuma ser contraído pelo contato com aves doentes e também pode ser transmitido de pessoa para pessoa.
Os sintomas começam dentro de dois a oito dias e podem ser semelhantes aos da gripe comum. Tosse, febre, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e falta de ar podem ocorrer.
A “Influenza Aviária H5N1” pode ter um alto índice de mortalidade em humanos. Alguns medicamentos antivirais, se tomados em até dois dias depois do aparecimento dos sintomas, podem ajudar.
Na oportunidade palestrou sobre o assunto, Michele Pagani Machado que é da coordenação de pecuária da Cidasc, no Departamento Regional de Joaçaba.