PROGRAMA LÍDER AMMOC
PLANO DE AÇÃO – EIXO EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REDES DE ENSINO DA REGIÃO |
SETOR: EDUCAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Implementar metodologias voltadas à inovação e empreendedorismo em todos os níveis educacionais. |
||||||
META: Implantar até 2025 o tema inovação e empreendedorismo em 60% da rede de ensino da região. |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
Diretores das Instituições de Ensino Professores GERED Secretarias Municipais. SEBRAE
|
1 – Definição das áreas específicas a serem abordadas e número necessário de multiplicadores por município; 2 – Capacitação para formação de multiplicadores; 3 – Reformulação dos projetos pedagógicos de cursos; adoção do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)
|
2018
2019
2019 |
2020
2020
2025 |
Grupo Líder Educação Grupo Líder Educação Grupo Líder Educação |
Relação de multiplicadores X alunos Número de multiplicadores capacitados Números projetos pedagógicos que contemplem Inovação e Empreendedorismo |
|
CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA PARA DOCENTES |
SETOR: EDUCAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Criar mecanismos de gestão estratégica das políticas de capacitação de forma regionalizada e voltadas para as áreas específicas do conhecimento |
||||||
META: Ofertar cursos de formação inicial e continuada e de extensão para capacitação de 60% dos docentes na região até 2025 |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
AMMOC
|
Articulação entre Secretarias Municipais de Educação e GERED para realização de semanas de capacitação docente de forma regionalizada |
2019 |
2025 |
Grupo Líder Educação |
Número de áreas de conhecimento atendidas |
|
ADOÇÃO DO MODELO “ESPAÇO MAKER” ou “HANDS ON” |
SETOR: EDUCAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Despertar no aluno o interesse pela aprendizagem com metodologias mais interativas de ensino. |
||||||
META: Criar espaço adequado ao desenvolvimento da criatividade e inovação em 60% das escolas da região da AMMOC até 2025 |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
Direção das Instituições de Ensino
|
Adoção do modelo “espaço maker” ou “Hands On” |
2019 |
2025 |
Grupo Líder Educação |
Número de Instituições que adotaram o modelo |
|
AGENDA PARA ALINHAR OFERTAS E DEMANDAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL |
SETOR: EDUCAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Alinhar a oferta de cursos técnicos/ superiores/ especializações com os eixos de desenvolvimento regional |
||||||
META: Criar uma agenda anual para definição das necessidades regionais de capacitação profissional |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
AMMOC
|
Audiências públicas municipais Pesquisas socioeconômicas |
2019 |
2025 |
Grupo Líder Educação |
Número de audiências públicas e Pesquisas socioeconômicas |
|
PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO NO CONTRA TURNO ESCOLAR |
SETOR: EDUCAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Implementar metodologias voltadas à inovação e empreendedorismo em todos os níveis educacionais |
||||||
META: Implantar na região da AMMOC um programa de atividades relacionadas ao mundo do trabalho no contra turno escolar (60% das escolas até 2025) |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
GERED Instituições de Ensino Profissionalizantes Prefeituras |
Ofertar atividades relacionadas ao Mundo do Trabalho compatíveis com a faixa etária dos alunos |
2018 |
2025 |
Grupo Líder Educação |
Número de Escolas que ofertam o Programa |
|
EXTENSÃO POLO INOVALE |
SETOR: INOVAÇÃO |
|||||
ESTRATÉGIA: Consolidação do POLO INOVALE como agente regional de inovação |
||||||
META: Adesão de 100% dos municípios da AMMOC ao POLO INOVALE |
||||||
Atores envolvidos |
Ações a serem desenvolvidas |
Data início |
Data Final |
Responsáveis pela ação |
Indicadores de controle |
|
Municípios AMMOC |
Propor aos municípios o modelo de estrutura e formalizar a adesão (convênio) |
2018 |
2018 |
Polo Inovale |
Números de convênios assinados |
|
Municípios AMMOC |
Capacitar agentes de inovação dos municípios da AMMOC |
2018 |
2019 |
Polo Inovale |
Número de Agentes Capacitados |
|