Representantes da região da AMMOC participam em Florianópolis de reunião que discutiu novo módulo tributário
A cidade de Florianópolis recebeu nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), um encontro entre representantes das Associações de Municípios de Santa Catarina para a apresentação e discussão do novo módulo do SAT (Sistema de Administração Tributária). O evento ocorreu na sede da Granfpolis e teve como foco, a implementação do cálculo automatizado do valor adicionado.
As demonstrações sobre os impactos e benefícios do novo sistema foram conduzidas por Paulo Soto de Miranda, coordenador do cálculo do Valor Adicionado e do Grupo de Acompanhamento da Apuração do Valor Adicionado (GAAVA), instituído pelo Decreto 3.592/2010 da Secretaria de Estado da Fazenda.
Entre os participantes do encontro o servidor Lauri Nora que é coordenador do movimento econômico da AMMOC, além de Rodrigo Dalla Vechia de Herval d`Oeste e Maurício Bittencourt de Luzerna representaram a associação nos dois dias do evento.
Na programação ocorreu a apresentação e discussão do novo módulo do SAT, que será responsável pelo cálculo automatizado do valor adicionado, e também aconteceram atividades com a apresentação e discussão da proposta de alteração do Decreto 3.592/2010 e da Portaria SEF 233/2012, desenvolvida pelo grupo de trabalho encarregado da adequação do processo de apuração do valor adicionado.
O novo módulo do SAT promete otimizar e modernizar a gestão tributária municipal, proporcionando maior precisão e transparência no cálculo do valor adicionado, fator essencial para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios catarinenses.